Plano de Voo

Programa Integrado de Soltura de Aves Apreendidas do Comércio Ilegal na Natureza

O programa Plano de Voo da SAVE Brasil tem como objetivo devolver à natureza aves apreendidas pelo comércio ilegal de animais silvestres. Através do programa serão selecionadas áreas adequadas para a soltura, protegidas e livres de caçadores e outras ameaças. As espécies que serão soltas passarão por um processo de triagem com exames clínicos de saúde e determinação da destinação correta. Após a soltura, as aves serão monitoradas por um período de até cinco anos como forma de avaliar o sucesso do programa.  Em paralelo, serão desenvolvidas atividades de educação ambiental para sensibilizar o público sobre a questão do tráfico de animais e a importância de nunca comprar ou manter aves silvestres como animais de estimação.
Contextualização
No Brasil, em média 35 mil aves são apreendidas anualmente pelos órgãos de fiscalização, sendo que a maior parte é membro das ordens Passeriformes e Psittaciformes. Somente no Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (CRAS-PET/DAEE-SP) entre os anos de 2003 e 2013 foram recebidas cerca de 47 mil aves. Do total de aves apreendidas, 70% são soltas na natureza. No entanto, em poucos casos existe um monitoramento posterior para avaliar a eficiência dessas solturas. Outro problema é que muitas vezes as aves são soltas em locais inadequados, fora da área de distribuição original da espécie ou com qualidade de hábitat insuficiente para assegurar a sobrevivência dos indivíduos libertados. Devido aos maus tratos sofridos pelas aves durante a captura e transporte ilegal, algumas não tem condições físicas de retornar a natureza. Mas muitas outras, após um período de quarentena estariam aptas para a soltura. É nesse processo de soltura planejada e monitorada que o programa Plano de Voo atua.
Objetivos do Programa
1 - Implementar um programa integrado de soltura e monitoramento de aves na natureza utilizando critérios técnicos
2 - Desenvolver um programa de voluntários para o monitoramento das aves liberadas seguindo os conceitos do Programa Cidadão Cientista
3 - Desenvolver campanhas de educação e disseminação envolvendo as questões referentes ao comércio ilegal e conservação do habitat.
 
 
Apoiador
Panasonic